quinta-feira, 16 de junho de 2011

A droga, a escola e a prevenção


A Priscila Magalhães ganhou! Parabéns!
E agradeço a @JuliBorsa que sorteou via twitter @psicologiaRS

Dia 30 de julho será sorteado o livro "A droga, a escola e a prevenção", da Salete Maria Vizzolto, editado pela Vozes em 1990.


Sinopse: O livro se propõe a uma abordagem genérica das drogas, reservando sua parte final para a exposição da prática de prevenção na escola. Obedecendo a essa proposta, a autora discute alguns aspectos da personalidade infantil e adolescente e as possíveis interações deles com o contato e o uso de drogas. Em seguida, faz comentários sumários sobre os tipos de drogas e seus efeitos, procurando enfatizar as condições sócio-culturais, psicológicas e espirituais que podem estar por trás do consumo. Finalmente, temos o desenvolvimento da ideia de prevenção no seu sentido mais amplo. É a partir disso que a autora vai especificar a discussão, enfocando o papel da escola e dos pais como fator de prevenção significativo.
O livro se encerra com a descrição das diretrizes para implantação de programas numa realidade escolar concreta, com seus mecanismos de operação e suas dificuldades. Apesar de ser bastante sucinto, e com intenção clara de divulgar um programa específico, o livro é interessante como instrumento de discussão.


Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando-se de colocar o nome completo, e-mail e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!
Se não quiseres divulgar o e-mail no blog, envie um e-mail para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – A droga a escola e a prevenção", com nome e e-mail. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

6 comentários:

  1. Gostaria muito de ganhar esse... Trabalho em um nucleo de dependentes quimicos... Para que pssamos comecar a entender o olhar de um adictito precisamos de uma boa base.
    Mere Elen Keler
    merekeler@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ganhar o livro, por ser de um tema muito atual; estamos vendo cada vez mais as drogas invadindo as escolas, gerando violencias e ficando uma situação incontrolavel.
    José Clóvis Carvalho Neves
    nevesclovis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ganhar esse livro, pois trabalho com adolescentes e suas famílias e esse é um tema comum no nosso dia a dia e também por já ter tido boas indicações deste livro. Acredito que seja um bom livro para adquirir informações e repensar novas formas de trabalhar com esse público.

    Priscila da Penha Albuquerque Magalhães
    priscilamagalhaes_psi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estão aberta as inscrições parao Curso de Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias – 4 ª edição foram prorrogadas até o dia 15/07/2011.

    FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI:
    http://www.sead.ufsc.br/matricula/index.php?course=senad4

    Mais informaçoes: http://conselheiros.senad.gov.br/
    O curso é na modalidade a distancia, tem seleção, mas para quem tem interesse no assunto, vale a pena.

    Natalia Soares Santana
    natalia.spsi@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. \o/ Que bom!!! Sabrina, como faço para receber? Aguardo uma resposta tua. Bjux e obrigada!!

    Priscila Magalhães
    Email: priscila_psi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir