Um pouquinho sobre mim

Bem-vindos a esse tópico particular!

Primeiramente peço licença para reescrever as primeiras postagens feitas nesse blog.


Da origem do nome do blog:

"Não se assusta, é a Bininha!"
Bem, essa era a frase que eu usava, por volta dos meus 2 ou 3 anos, quando tentava (e jurava que conseguia) assustar meus familiares com uma toalha rendada de uma mesinha de apoio na cabeça dizendo "úúúúúúhhhhh...".

Quando eles fingiam que ficavam com medo eu levantava a toalha, mostrava meu rosto e achava o máximo quando eles se tranquilizavam quando eu repetia a frase acima dizendo "é a bininha!".
Eis a origem do nome do blog. Então não há porque se assustarem, É a Bininha!

* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

Um pouco da minha trajetória profissional

Enquanto estudante do ensino médio, dentre os cursos que pensei prestar vestibular, psicologia me fascinava. E o melhor: não tinha em Santa Maria. Eu teria que me mudar para cursar - já sonhava em morar sozinha. Quando chegou a hora, já tinha psico na minha cidade, só que eu já estava convencida de que era o que eu queria - morar sozinha teria que ser mais tarde...

Minha formação era basicamente psicanalítica (como a maioria das faculdades do sul do Brasil, influenciadas pela forte tradição em psicanálise da Argentina). Cinco anos de graduação, desde 1999 até colar grau em 2004. “A do contra” aqui, claro, não se identificou com o tio Freud! Eu gostava muito da psicologia hospitalar, da TCC (terapia cognitivo-comportamental) e da linha Sistêmica, que acabei seguindo...

Mudei-me para Porto Alegre - morando sozinha!:-) Fiz três anos de formação em terapia familiar e de casal com a perspectiva sistêmica. Recebi o título de especialista em psicologia clínica. Atuo desde 2005 em consultório particular, atendendo casais, famílias e adultos individualmente.

O trabalho em consultório é gratificante, apesar de solitário. Sim, solitário. Porque mesmo que o trabalho seja interativo em sessão e eu entre na vida das pessoas (adoro essa parte!), tudo o que acontece ali é sigiloso. Eu via minhas amigas, elas falavam do trabalho delas e eu nada. À noite quando conversava com as pessoas perguntava como tinha sido o dia delas e elas contavam um monte de coisas e eu nada.

Pois um psicólogo não pode comentar qualquer coisa do settingterapêutico. Aquela coisa de “falar a história sem citar nome” é anti-ético e cabível de punição! Nem pra um paciente pode citar o exemplo de outro, nem com codinome, nem que mude o cenário. Se eu encontro um paciente meu em um restaurante e o cumprimento, não posso dizer para as pessoas acerca de mim “aquele lá é meu paciente” (nunca, mesmo que não cite nada da história dele).

O paciente, esse sim, pode me apresentar a outro como “aquela é minha psicóloga”. Só ele tem o direito de dizer – se quiser, quando quiser e para quem quiser dizer – que faz psicoterapia.

No ano de 2007 comecei um mestrado em docência universitária na universidade UTN de Buenos Aires. As aulas foram por algum tempo quinzenais aos sábados e domingos, depois fui duas temporadas para lá cursar de modo intensivo as disciplinas. Concluí essa parte, mas a dissertação está parada. Pretendo retomar esse ano, tenho até outubro do ano que vem (2011) para concluir. O tema? Criatividade.

Em 2008 comecei outra graduação na UFRGS, Licenciatura em Psicologia. Nada "clínico", esse curso aborda aspectos didáticos e educativos, treinamentos de liderança e de habilidades comportamentais /relacionais, educação coorporativa, grupos, trabalhos em ONG’s e psicologia aplicada à diversas áreas. Além de habilitar para o ensino da psicologia no ensino médio e técnico (que não é vivencial, mas o ensino da teoria psicológica para quem não quer ser psicólogo).

Já em 2009 participei do programa de trainee da PS Empresa Júnior de consultoria empresarial, vinculada à Escola de Administração da UFRGS, ingressando como consultora de projetos em dezembro do mesmo ano. Já realizei projetos de marketing e plano de negócios. Foi muito bom para mim unir o trabalho em consultório com consultoria --> trabalhos estratégicos (sobretudo estratégias de marketing), EP’s e Focus group (pesquisa quali em marketing), além do delicioso trabalho de cliente-oculto... As empresas precisam dessa visão sistêmica do psicólogo!







* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

Blogueira, agora?




Criei esse blog em meados de setembro de 2009 e só voltei em junho de 2010.
Quando digitei o endereço, nem sabia mais como fazer o login, tive de recadastrar a senha porque também não lembrava, e conferi que em nove meses uma pessoa visitou meu perfil (eu, no dia da volta!)...

Lá em setembro de 2009 estava a procura de um espaço para expressão, interação, informação e sobretudo amenidades (sabe, pra "desopilar" mesmo!).
Entretanto, ao mesmo tempo descobri o twitter, que supriu de forma simples e maravilhosa minhas expectativas.

Quando assisti o filme Julie&Julia , em fevereiro ou março deste 2010, pensei em escrever aqui! Sabe, amo comer e minha idéia era escrever sobre comidas e serviços... tipo comentar os pratos, sabores e serviços dos restaurantes de Porto Alegre, como se faz em cliente-oculto. A idéia não foi adiante. Agora, com outra proposta, pretendo aproveitar esse espaço para - de uma forma descompromissada e amadora - usar a aba "Gastromania" deste blog para isso!




* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

Paixão por livros




Amor antigo. Desde sempre. Sonhava em ter a minha biblioteca. Achava chique (risos), hoje talvez almejasse um IPad. Mas uma coisa é certa: uma prateleira lotada de livros mexe comigo.

Não sou viciada em leitura (do tipo que lê até bulas de remédio! só as dos medicamentos que eventualmente uso, heheh). Não gosto da leitura por si mesma, gosto de ler o que me interessa. Mas o livro, mesmo quando o conteúdo não é do meu interesse, eu o contemplo.

Sou de Santa Maria - RS, conhecida como "cidade cultura". E não me considero culta. Aliás, um pouco de alienação alimenta minhas utopias... Meu português também não é dos melhores.

Acontece que na minha cidade tem a CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. E na minha história tem um pouco desse lugar, uma livraria maravilhosa. Perdição mesmo. Ou "achação", quem sabe?

Foi lá que eu descobri que era maníaca por livros. Pra minha sorte, meus pais sempre me bancaram. Não que sobrasse dinheiro, mas pra "estudar" eles não mediam esforços. E ainda por cima a CESMA vende com um super desconto, facilita o pagamento e tal... Combinação perfeita!
No colégio eu já era associada na cooperativa, comprava os indicados e alguns poucos outros. Durante a faculdade me esbaldei. Comprei muitos livros. Emprestei vários. Inúmeros, inclusive, não voltaram! Mas tudo bem, continuo emprestando com a maior boa vontade!

Amo todos os meus livros, é como se cada um tivesse um pouquinho de mim... 
E têm, afinal.

Essa semana o "Mensageiros da caridade", uma organização de filantropia aqui de PoA, veio buscar várias coisas aqui em casa que foi para doação, entre elas, coleções de revistas, livros didáticos e todos os meus polígrafos da 1a faculdade (psicologia /UNIFRA, concluída em ago/2004) e a maioria do material da 2a faculdade (licenciatura em psico. /UFRGS, concluída em jan/2011). Foi um marco para mim.

Como disseram minhas amigas Ligi e Deb, "feng shui nas apostilas"! É isso mesmo, fazendo circular a energia do escritório, aqui em casa!

Para vocês terem idéia, eu tinha todo o material de cada disciplina encadernado (desde o plano de ensino às anotações feitas em aula e provas, além dos xerox) e organizados em pastas (1o semestre: tais e tais disciplinas; outra pasta: 2o semestre, tais e tais... e assim por diante).

Sinto por não ter fotografado as pilhas de materiais na sala, esperando o pessoal buscar para reciclagem. Agora foi...

E como comentei no meu twitter, optando pela doação, terei que elaborar um grande luto a cada livro, mas eu preciso disso! Me fará um bem danado!

Algo como "virar a página".

E isso tudo sim tem a ver com o fato de eu começar a escrever aqui no blog.

* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

Eu & idéia do sorteio pelo blog




Vivo uma fase de mudanças diversas, escolhas e crescimento interior.
Todos nós (voluntária ou involuntariamente) vivemos mais ou menos assim.

No entanto, particularmente, de forma mais profunda. E isso tem muito a ver com a minha psicoterapia. Adoro a minha psicóloga, indicação da minha amiga e colega da licenciatura, a Dani. Posso parecer suspeita para falar, mas acho que todo mundo devia fazer psicoterapia (é tão bom, gente!).

E ainda, toda forma de terapia: psicoterapia (que é o que costumamos chamar de terapia, com psicólogo), massoterapia, fisoterapia, terapias alternativas, seja lá no que cada um se identificar... Pois tudo o que nos faz bem é terapêutico! Um curso de artesanato, uma caminhada, cozinhar, dançar, tudo pode ser terapia...

Vocês já devem ter reparado que adoro “abrir parênteses” nas conversas, né? Escrevendo então... abro muuuitos parênteses (literalmente!), heheheh.

Mas voltando para as minhas “transformações”, faz parte do meu momento passar adiante minha biblioteca. Já falei aqui da minha paixão por livros.

Foi nesse final de semana ao assistir o filme P.S. Eu Te Amo que pensei nisso tudo. Para quem não viu, a sinopse:

“Holly Kennedy (Hilary Swank) é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry (Gerard Butler). Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: P.S. I Love You . A mãe de Holly (Kathy Bates) e as melhores amigas dela, Sharon (Gina Gershom) e Denise (Lisa Kundrow), estão preocupadas porque as cartas mantêm a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida”.
Da mesma forma que a protagonista elabora o luto ao reviver sua história com o falecido marido, pretendo elaborar o luto dos livros registrando cada um deles no blog e oferecendo a alguém que tenha interesse em lê-los. (Elaboramos o luto por qualquer coisa, significa superar a perda).

Nem acho que sorteio seja a palavra adequada, mas é a que me veio no momento. O próximo post explicarei através do título "Perguntas Frequentes" como funcionarão os sorteios. 

* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

Transcritas as postagens iniciais, começarão os devaneios! ;-)

Por onde começar? Outra hora...

* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *


Bem, volto aqui após um ano da divulgação do blog (com o propósito de compartilhar meus livros) para atualizar minhas atividades!

Agora, junho de 2011, sigo com o trabalho de psicologia clínica no consultório particular realizando psicoterapia individual, de casal e familiar no Bairro Higienópolis em Porto Alegre-RS.

E trabalhando com marketing /psicologia do consumidor, prestando serviços como autônoma em empresas do ramo aqui na capital. Faço projetos de marketing, sobretudo pesquisas qualitativas Mkt; Focus Group e Entrevistas em Profundidade (EP´s) e atividades relacionadas.

Seguidamente participo do Site Bolsa de Mulher com assuntos relacionados à minha área de atuação (volto depois para postar links!), e outros canais de comunicação...

Ah, me formei em Licenciatura em psicologia! Dia 29 de janeiro de 2011, na UFRGS. A seguir o vídeo (amador) do juramento:


Aproveito para postar outro vídeo com uma parte da entrevista dada ao programa Almanaque em Pauta.



Até breve!

* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *