domingo, 13 de junho de 2010

Paixão por livros

Amor antigo. Desde sempre. Sonhava em ter a minha biblioteca. Achava chique (risos), hoje talvez almejasse um IPad. Mas uma coisa é certa: uma prateleira lotada de livros mexe comigo.

Não sou viciada em leitura (do tipo que lê até bulas de remédio! só as dos medicamentos que eventualmente uso, heheh). Não gosto da leitura por si mesma, gosto de ler o que me interessa. Mas o livro, mesmo quando o conteúdo não é do meu interesse, eu o contemplo.

Sou de Santa Maria - RS, conhecida como "cidade cultura". E não me considero culta. Aliás, um pouco de alienação alimenta minhas utopias... Meu português também não é dos melhores.

Acontece que na minha cidade tem a CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. E na minha história tem um pouco desse lugar, uma livraria maravilhosa. Perdição mesmo. Ou "achação", quem sabe?

Foi lá que eu descobri que era maníaca por livros. Pra minha sorte, meus pais sempre me bancaram. Não que sobrasse dinheiro, mas pra "estudar" eles não mediam esforços. E ainda por cima a CESMA vende com um super desconto, facilita o pagamento e tal... Combinação perfeita!

No colégio eu já era associada na cooperativa, comprava os indicados e alguns poucos outros. Durante a faculdade me esbaldei. Comprei muitos livros. Emprestei vários. Inúmeros, inclusive, não voltaram! Mas tudo bem, continuo emprestando com a maior boa vontade!

Amo todos os meus livros, é como se cada um tivesse um pouquinho de mim... E têm, afinal.

Essa semana o "Mensageiros da caridade", uma organização de filantropia aqui de PoA, veio buscar várias coisas aqui em casa que foi para doação, entre elas, coleções de revistas, livros didáticos e todos os meus polígrafos da 1a faculdade (psicologia /UNIFRA, concluída em ago/2004) e a maioria do material da 2a faculdade (licenciatura em psico. /UFRGS, que curso desde 2008 e está em andamento). Foi um marco para mim.

Como disseram minhas amigatas Ligi e Deb, "feng shui nas apostilas"! É isso mesmo, fazendo circular a energia do escritório, aqui em casa!

Para vocês terem idéia, eu tinha todo o material de cada disciplina encadernado (desde o plano de ensino às anotações feitas em aula e provas, além dos xerox) e organizados em pastas (1o semestre: tais e tais disciplinas; outra pasta: 2o semestre, tais e tais... e assim por diante).

Sinto por não ter fotografado as pilhas de materiais na sala, esperando o pessoal buscar para reciclagem. Agora foi...

E como comentei no meu twitter (http://twitter.com/SabrinaBillo), optando pela doação, terei que elaborar um grande luto a cada livro, mas eu preciso disso! Me fará um bem danado!

Algo como "virar a página".

E isso tudo sim tem a ver com o fato de eu começar a escrever aqui no blog.

Depois me explico melhor...

2 comentários:

  1. Sabrina é o meu sonho montar uma biblioteca.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo,lindo girar energias é muito difícil o desapego a matéria. Parabéns isto é evolução te admiro muito. bjs Marcinha

    ResponderExcluir