segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que pode um analista no hospital?

Querida Gleika Bernardo, foste a sorteada. Parabéns!
Aguardo contato.

Dia 10 de dezembro de 2010 será sorteado “O que pode um analista no hospital?”, da autora Maria Lívia Tourinho Moretto. O livro foi publicado pela editora Casa do Psicólogo em 2001.

Sinopse:

Neste livro, Lívia Moretto afirma a pertinência e a incidência da Psicanálise no Hospital, argumentando que o encontro do médico com o analista só é possível e pacífico a partir da antinomia radical das posições de cada um. O trabalho em equipe é sido possível por meio do reconhecimento das diferenças, e, conseqüentemente, de respeito e da consideração pelo trabalho de ambos. Segundo a autora, situado na posição analítica e sem abandonar o discurso que lhe é próprio, o analista, quando pode lidar e intervir nas limitações existentes no hospital, atua de maneira eficaz muito maior do que comumente pode-se imaginar.

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3103502&sid=89613310312912541954819481&k5=DC85FE0&uid=

Reconciliar a prática da psicanálise com o espaço do hospital parece ser a tarefa maior deste livro. Curiosa reconciliação, se pensarmos que é no hospital que ela aparece na tradição clínica francesa, representada por Charcot e por Lacan...

O livro foi comprado quando eu pendia para a psicologia hospitalar, enquanto cursava a graduação durante minha participação no II Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde: Corpo e (in)satisfação, na primeira vez em que fui a São Paulo.

Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o e-mail no blog, envie um e-mail para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – O que pode um analista no hospital?", com nome e e-mail. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

8 comentários:

  1. NOME _ Natalia Soares Santana
    EMAIO _ natalia.spsi@gmail.com
    Já tem um tempão que venho olhando o blog e esperando o sorteio de um livro que realmente me interesse, então chegou a hora.
    Sou studante de psicologia, estou no 6°semestre, e esse é um livro que muitos professores indicam, e como na faculdade vimos pouca coisa de psicologia hospitalar seria uma oportunidade de conhecer um pouco mais

    ResponderExcluir
  2. Ótima referência para quem, como eu, tem interesse em investigar um pouco mais a interface entre psicanálise e hospital.
    Tive acesso a um dos capítulos desse livro e gostaria muito de ganhá-lo.

    Dhiego França
    e-mail: dhiegopsi@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a abordagem do tema,a psicologia hospitalar é realmente um local onde as fronteiras da profissão parecem não estar muito bem delimitadas, principalmente na visão dos demais profisionais da saúde.

    hevy_correa@yahoo.com.br
    hcs.correa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quem é que desde o primeiro livrinho tá aqui concorrendo, comentando?
    Euuuuuu........rsrsrsrs.
    Bina, não é por ser fominha não, é que aqui no nordeste vc nem mensura a dificuldade de eventos para participar, daí a saída para quem quer se formar sem ter um déficit gigante na formação são bons livros e troca de experiências com quem já se formou e já está na práxis...
    Thaís
    Thais_reis@ymail.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito esse livro, é referencia.
    Realmente, como disse Taís, aqui no nordeste, temos dificuldade em ver a prática e a saída é leitura.
    natalia.spsi@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. quero muito esse livro tambem.
    pois futuramente serie residente multiprossinal em um hospital se Deus quiser.
    e psicanalise e minha abordagem.
    gleika bernardo de morais
    gleika_bernardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Leonardo Bortoluzzi Mostardeito
    leoobm@hotmail.com

    Leitura pras FÉRIAS!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. eu ganhei mais ao receBi....
    efim meu cep 60337-190
    gleika_Bernardo@hotmail.com

    ResponderExcluir