segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O dragão pousou no espaço

Parabéns Alessa, o livro é teu!!!

Dia 20 de novembro de 2010 será sorteado “O dragão pousou no espaço – arte contemporânea, sofrimento psíquico e o objeto relacional de Ligia Clark”, da autora Lula Wanderley. Livro publicado pela Rocco (Rio de Janeiro) em 2002. Boa sorte!

Sinopse:

'O dragão pousou no espaço' traz sete histórias clínicas de pacientes com distúrbios psiquiátricos tratados por Wanderley tendo como filosofia a terapia baseada nas experiências de Lygia. Esta acreditava no poder de uma arte interativa e plurissensorial, capaz de reconstruir o mundo por meio da sensibilidade, reinventando a relação original entre arte, espectador e ciência. Nesse contexto, não existe, portanto, nem o espectador nem objeto, mas sim uma confluência sensível que anula o mito do criador e abre a consciência para um novo plano de apreensão da vida. Lula explica detalhadamente os princípios da terapia, num estudo não-acadêmico, ilustrado com depoimentos reais e poemas dos pacientes, colhidos em nove anos de anotações espontâneas dos tratamentos que ministrou, além de descrever os avanços do seu trabalho chamado Palavragesto e o processo de criação do Espaço Aberto no Tempo, uma clínica para doentes mentais mantida por ele e demais psiquiatras.

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3092709&sid=89613310312912541954819481&k5=154564F5&uid=

Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o e-mail no blog, envie um e-mail para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – O dragão pousou no espaço", com nome e e-mail. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

3 comentários:

  1. todossomosum@hotmail.com
    então, como o outro livro, pensar a saúde dessa maneira me agrada, espero que te agrade me fazer ganhá-lo
    matheus caetano ;)

    ResponderExcluir
  2. Alessa Rodrigues
    alessa_arodrigues@hotmail.com
    Todo mundo sabe que histórias clínicas são um prato cheio para a nossa formação né? Afinal, o que seria a prática se não a teoria. Estou embarcando no terceiro ano e aqui na minha cidade (Sorocaba-SP) esta situado o maior número de hospitais psiquiatricos, o que é uma pena viu? Eles são bastante deteriorados...Mas a nossa luta por aqui é bem grande, e quando me formar quero ter experência!

    ResponderExcluir