segunda-feira, 1 de novembro de 2010

La femineidad como alienación: Marxismo y psicoanálilis

Ivy, o livro é teu! Parabéns, fostes sorteada!!!
Por favor, entra em contato comigo para combinarmos a entrega.

O livro agora é “La Femineidad como alienacion: Marxismo y Psicoanálisis”, escrito por Ann Foreman em 1977 e editado pelo Editorial Pluma, de Madrid. O sorteio será realizado em 08 de novembro de 2010. Boa sorte!

A autora coloca que Marx e Engels realizaram um balanço histórico da opressão e da mulher, porém não foram capazes de analisar o nexo estratégico entre a liberação das mulheres e a revolução proletária. Foi Freud, o liberal pessimista que pôs na sexualidade a ênfase necessária que faltava no pensamento radical e revolucionário. Foram levadas a cabo várias tentativas de unir os enfoques marxistas e freudianos, mas, como mostra Ann Foreman na sua pesquisa com alguns autores, nenhum teve êxito. O enfoque existencialista foi produtivo mas incapaz de fixar as bases para a liberação feminista. Segundo a autora, o avanço intelectual decisivo que se necessitaria dar na atualidade consiste em mostrar o caráter primordial da opressão da mulher para o processo de organização do controle sobre os meios de produção. Tal avanço nos proporcionaria as bases para replantear os termos em que resultasse possível a liberação da mulher e pesquisar as estratégias necessárias para conseguir a junção dos legados de Freud e Marx.

(Contracapa, tradução livre)

Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o email no blog, envie um email para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – La Femineidad como alienacion", com nome e email. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

PS.: O idioma do livro é o espanhol.

Dúvidas sobre as regras do sorteio no blog? http://eabininha.blogspot.com/p/como-funciona-promocao.html

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Betânia Mueller, gostaria muito de ganhar esse livro pq sou interessada nas teorias da psicanalise e marxismo e nos estudos de gênero..obrigada. Email: b.etania@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. sou estudante de psicologia e me interesso muito por psicologia social e textos sobre papéis de gênero, feminismo, a representação da mulher, sexualidade.
    gostaria muito de ganhar esse livro.
    Ivy Pimenta Dias
    ivy.intherye@gmail.com

    ResponderExcluir