segunda-feira, 1 de novembro de 2010

1930 O silêncio dos vencidos

Marianna, és a ganhadora do livro, parabéns!

Dia 25 de novembro de 2010 será sorteado “1930 o silêncio dos vencidos”, do autor Edgar Salvadori de Decca (prefácio de Marilena Chauí). O livro, publicado pela Editora brasiliense em 1986 em sua 3ª edição. Boa sorte!

Sinopse:

O livro é um exercício de análise de como se produz a memória histórica, como ela se elabora nos enunciados dos discursos políticos que, para se legitimarem, criaram a revolução de trinta como fato histórico fundador e como essa mesma memória também é reelaborada e consolidada pela prática historiográfica. Por isso mesmo, minha análise não pretendeu alcançar o sentido profundo da revolução de trinta, postura constante de uma certa historiografia, mas demonstrar os mecanismos pelos quais os discursos políticos produziram este fato histórico visando a própria legitimidade.

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3014353&sid=89613310312912541954819481&k5=19712C42&uid=

Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o e-mail no blog, envie um e-mail para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – 1930 o silêncio dos vencidos", com nome e e-mail. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

4 comentários:

  1. Esse é no dia do meu niver, rs! Seria um excelente presente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, só observei agora q é 25/11. Eu faço anos em dezembro, portanto, 25/12.Mas, isso não quer dizer que não gostaria de tê-lo.
    Grata
    Natalícia

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o tema do livro, partindo do princípio que penso como essa memória histórica criada por discursos políticos é usado de outra forma, como forma de fazer as pessoas "esquecerem" grandes tragédias, abafar o caso, como ocorreu com o genocídio na Armênia, em 1915 a 1917, do qual até hoje a Turquia rejeita o termo genocídio e não "assume" a crueldade.

    Enfim, uma forma de agregar mais conhecimento, e tentar entender, a importância de um discurso político na criação/alteração de memórias...

    ResponderExcluir