domingo, 12 de setembro de 2010

Histórias e Memórias de Psicologia

Oi queridos!

Como semana passada não dei o "ar da graça" aqui no blog, venho agora com um livro extra!

Chama-se Histórias e Memórias de Psicologia, publicado pelo CRP 7 (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul).

O livro reúne os trabalhos premiados no concurso em comemoração aos 40 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. São ensaios, narrativas, memórias, crônicas, poemas, imagens de uma psicologia que nos seus 40 anos apresenta-se como a verdadeira autora de uma obra coletiva.

Da "orelha" do livro:

Sabemos que o tempo produz referências, resto de descontinuidade que marca uma dissimetria de lugares, que pode situar o sujeito. Queremos demarcar a comemoração dos 40 anos de regulamentação da Psicologia com a possibilidade de registrar nossas memórias - selecionadas a partir de um concurso instituído por este Conselho Regional de Psicologia, 7ª Região - dando forma à História que produzimos como profissionais e estudantes da área. Recuperar nossas experiências, nossos fazeres e saberes, nossas percepções e imagens, nossos afetos e relações. Discursos e significados a serem registrados para efetivar uma parada na aceleração da vida contemporânea. Narrativas, lembranças, poemas, imagens que podem configurar um tempo atualizado no reconhecimento de uma psicologia que nos seus 40 anos de atividade no país se propõe a apresentar-se como autêntica, autora dessa reunião de testemunhos, confissões e declarações de amor a uma prática. Compomos versões de nossos sentidos e experiências a serem reconfiguradas a cada leitura e a cada olhar.

Poético, não?

Pois a primeira pessoa que se interessar, postar um comentário e for seguidora do blog ganha o livro. Simples assim!

*Só lembre de colocar o nome completo e email no comentário.

**A imagem do livro é melhor que a apresentada, o problema aqui foi uma fotógrafa "desfocada" :-P

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina.
    Interessei-me muito pelo livro acima. Sou curioso e acho pertinente saber um pouco da história da psicologia. Estou cursando Pedagogia e a professora que ministra as 3 "psicologias" (geral, da educação e da aprendizagem) é sensacional e completamente fascinada pela psicologia. Seus olhos brilham durante as aulas, especialmente falando de Vygotsky (confesso que os meus também) e esse fascínio tocam a mim também.
    Grato pela atenção e meus parabéns pela iniciativa.
    Já passei algumas vezes aqui pelo blog e aguardo ansiosamento o sorteio dos livros da área da educação!

    Luís Gustavo
    luis.gpereira@hotmail.com
    www.twitter.com/luisgusta

    ResponderExcluir