domingo, 8 de agosto de 2010

Entre parênteses

Temos no blog esse novo marcador, chamado “Entre parênteses”, já que serão abertos parênteses entre os sorteios dos livros para trocarmos informações.

Adoraria compartilhar indicações de textos e artigos digitalizados (ou não), experiências acadêmicas e profissionais etc. & tal.

O que vocês acham?

Particularmente sinto falta de uma maior interatividade entre os seguidores do blog.

Não sei ao certo como poderá acontecer, os convido para construirmos juntos.

Que tal seguirmos o tema dos livros da semana?

Assim, se essa semana o livro é sobre avaliação psicológica, podemos trocar links de artigos legais, indicar cursos, livros, filmes relacionados, vídeos no youtube...

Quem começa???!!!

7 comentários:

  1. Olá pessoal
    Aproveitando este novo espaço do blog, aproveito para divulgar o III Ciclo de Avaliação Psicológica, promovido pelo Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica - GEAPAP/UFRGS e pela equipe do Centro de Avaliação Psicológica CAP/UFRGS. Os módulos são independentes e ocorrerão sempre nas sextas e sábados. Maiores informações, favor acessar o site http://www.ufrgs.br/pgpsicologia/, link extensão. Tb pelo email cicloestudos3@gmail.com.

    Bjs
    Juli
    http://juntosnomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também aproveito pra divulgar o livro AVANÇOS EM AVALIAÇAO PSICOLOGICA E NEUROPSICOLOGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, organizado pelo Prof Claudio Hutz (Ufrgs). Trata-se de uma compilação de trabalhos sobre AP de cçs e adolescentes. Nele tenho um capítulo, escrito em parecia com a Profa Denise Bandeira, e que discute a avaliação de problemas de comportamento através do Child Behavior Checklist. Pode ser adquirido pelo site http://www.casadopsicologo.net/casadopsicologo/avancos-em-avaliacao-psicologica-e-neuropsicologica-de-criancas-e-adolescentes.html e na secretaria do PPGPsico da Ufrgs.

    ResponderExcluir
  3. No site da Projecto, encontram-se abertas as incrições para os cursos do segundo semestre. Na área de AP, estarei ministrando os cursos de H-T-P (House-Tree-Person Test), Escalas Fatoriais de Personalidade e Atualização em AP nas Organizações.
    Informações pelo site: http://www.projecto-psi.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Tb no site da Projecto, vc pode acompanhar uma entrevista com a Profa Dra Denise Ruschel Bandeira, coordenadora do GEAPAP/UFRGS, sobre o estado da arte da avaliação psicológica no RS e no Brasil. Visitem: http://www.projecto-psi.com.br/site/tvprojecto_player.php?id=5

    Informações sobre cursos e atualizações em AP via twitter.

    Bjs
    Juli
    http://twitter.com/JuliBorsa
    http://juntosnomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina e à tod@s!
    Muito boa essa idéia de promover a interação aqui no blog!
    Bem,no momento não sei muito sobre o tema desta semana devido ao fato de que vou começar a cursar essa disciplina neste semestre na faculdade(técnicas de avaliação da inteligência),gostaria muito que vcs pudessem postar arquivos sobre o tema(se possível links) pois ficaria muito grata!

    Uma semana maravilhosa para tod@s!!

    bjos

    Janaína Antunes

    ResponderExcluir
  6. Já temos várias contribuições, que legal!!!

    Obrigada, Juliane! :-)

    Janaína, como não trabalho nesta área, não tenho "em mãos" algum link, mas gosto muito de pesquisar no google escola, indico --> o link é http://scholar.google.com.br/ lá a gente digita o tema de interesse e aparecem vários artigos acadêmicos.
    Lembro a todos (as) que aqui nos comentários não conseguimos clicar no endereço para nos "linkar" no outro, temos que selecionar o endereço, (por exemplo: http://scholar.google.com.br/), copiar e colar na URL (navegador) do computador.

    E se alguém leu e gostou de algum texto e quiser compartilhar com o grupo, sinta-se à vontade! :-)

    Beijos, inté!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pessoal!
    Bom, como faço minha pós na área da Psquiatria, tenho dicas de livros sobre avaliação neuropsicológica em pacientes psiquiátricos. Aí vão algumas dicas:
    - Avaliação Neuropsicológica,ARTMED, 2010 (muito bom, aborda vários temas sobre a neuropsicologia)
    -Transtorno bipolar: teoria e clínica, ARTMED, 2009 (tem um capítulo só de funções cognitivas no THB)
    - Princípios e práticas em TDAH, Artes Médicas, 2003 (tem um capítulo sobre neuropsicologia do TDAH)

    Estes livros são mais específicos sobre neuropsicologia, mas acho que vale a pena compartilhar!
    Logo coloco alguns links sobre alguns artigos. Beijos!!!

    ResponderExcluir