quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O projeto de vida

O vencedor foi o Fernando Luiz Frido! Parabéns!
Por favor luiz, entra em contato comigo para combinarmos a entrega?!

O livro dessa semana é "O Projeto Da Vida - Como genética e ambiente interagem na formação do comportamento e da personalidade", dos autores Patrick Bateson e Paul Martin, da Editora Ediouro (RJ, 2000).

Sinopse

Como se explica que cada ser humano seja um indivíduo singular, diferente de todos os outros? Existe um gene da inteligência? E da sexualidade? Nossas características são fixas ou mudamos quando adultos? São perguntas que muitos de nós já fizemos um dia. Em 'O projeto da vida', vão buscar ilustrações nos mais diversos campos, como na literatura de Shakeaspeare e Ernest Hemingway, sendo impossível notar o teor científico da obra. Segundo os próprios autores, o muro erguido entre a Ciência e as Ciências Humanas é artificial e prejudicial. E este muro é completamente derrubado neste livro. O livro fala também do papel dos genes na formação de nossa personalidade, e mostra que é na interação entre genética e meio ambiente que acontece o desenvolvimento humano, um processo que abrange todo o ciclo da vida, desde a concepção até a morte.

(Dica: Leia o texto do médico psicoterapeuta Humberto Mariotti sobre o autor do livro desse post do É a Bininha! Clique em Gregory Bateson: Um cérebro Privilegiado)


Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o email no blog, envie um email para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – o projeto de vida", com nome e email. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

10 comentários:

  1. Luís Gustavo Pereira
    luis.gpereira@hotmail.com

    Como já comentado em outro posto, faço Pedagogia e tenho uma gama de disciplinas que tratam do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do ser humano. As questões que envolvem a gênese da inteligência e da subjetividade humana são muito discutidas, contestadas, teorizadas e interpretadas por diversos pensadores.
    Creio que este livro venha desmistificar e/ou trazer novas críticas a respeito de tais teorias ao passo que, pelo que vejo na sinopse, Genético e Social podem sim dialogar e terem a mesma importância no processo de transição do " ser indivíduo" para o "ser sujeito".

    ResponderExcluir
  2. Betânia Mueller
    b.etania@hotmail.com

    Estudo Psicologia e achei a temática do livro muito interessante, pois a totalidade de cada ser humano nunca é explicada por uma só área.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Bortoluzzi Mostardeiro
    leoobm@hotmail.com

    Oi Sabrina!
    Eu desejo ter este livro. Acredito que estou precisando mesmo dele, pois me questiono muito acerca dessas discussoes infindáveis e nao dialogáveis muitas vezes entre as áreas de pesquisa. Talvez a obra traga este novo paradigma interdisciplinar, que não é tao novo assim mas teima em ser realizar mais efetivamente.Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Thaís Reis de Araújo
    thais_reis_araújo@hotmail.com

    Quero ganhar muitoooooo!!!!!! Tanto pela faculdade como pelo bebê que está chegando na minha vida!!!

    ResponderExcluir
  5. Camila das Merces Duarte Almeida
    camilamda07@hotmail.com

    Ola Sabrina.
    Sou acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física. Atualmente estou focalizando meus estudos na Teoria Ecologica do Desenvolvimento Humano, que estuda o desenvolvimento como uma função da interpretação do indivíduo sobre cenários ambientais específicos em transação com o meio socio cultural e histórico.
    Acredito que este livro irá contribuir muito para o meu processo formativo, pois trará a opniao de um outro autor para esses aspectos do desenvolvimento humano, e principalmente por ele ser de uma area de atuação diferente da minha, ampliando o meu conhecimento sobre o assunto, onde tentarei fazer uma possivel relação das teorias propostas com as já utilizadas no campo científico da Educação Física.
    Desde já agradeço a oportunidade.
    Camila Almeida

    ResponderExcluir
  6. Ola!!!
    É muito interessante a sua iniciativa, já me sinto participante de seu blog, o livro é muito útil para mim pois sou enfermeira neonatal e curso psicologia, seria de muito valia poder receber esse livro. muito obrigada pela atenção dispensada. Jacinta

    ResponderExcluir
  7. Fernando Luiz
    fe_fri@hotmail.com

    Sempre me interessei em saber a partir de que fronteiras encarar as condições comportamentais do homem.
    Filósofos os mais diversos divergem eles mesmos dos pontos de partida e de chegada do ser humano, da sociedade, da ética, da moral.
    Cientistas os mais diversos quebram a cabeça, batem boca sobre até que ponto o meio cultural é influente mais que a própria genética.
    Creio que este livro possa ser mais uma perspectiva, talvez até uma quebra de barreiras para novas compreensões destas antigas e sempre sem explicações fixas e imutáveis querelas.

    ResponderExcluir
  8. Sebastião Hilário Neves Dias
    lalinho82@gmail.com
    Olá Sabrina!!!
    Antes de tudo gostaria de parabenizá-la pela sua iniciativa, parabéns!!!Gostaria de ganhar o livro porque é um tema que sempre me chamou a atenção e este livro parece ser muito bom.Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Simone Bazei de Souza
    bastet.sih.deusas@hotmail.com

    Ola!!!
    Parabéns pela iniciativa Sabrina!
    Sou formada em História, mas não atuo na área, agora estou cursando psicologia(minha paixão e sonho).Gostaria de ganhar o livro, pois o mesmo irá acrescentar em meu aprendizado e conhecimento.Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada pelo livro, pois assumirei a função de supervisora pedagógica e sei que irá auxiliar-me no conhecimento do desenvolvimento humano. Grata.

    ResponderExcluir