quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Matrizes do pensamento psicológico

A sorteada foi a Adriana Raquel Negrão Duarte, parabéns!

O livro desta semana é “Matrizes do pensamento psicológico”, escrito por Luís Cláudio M. Figueiredo pela editora Vozes em sua 6ª edição. O sorteio está previsto para ser realizado ainda neste mês de setembro de 2010. Boa sorte!


Momento nostalgia: O livro é muito especial para mim, foi usado no primeiro semestre da faculdade (lá em 1999), na disciplina de Psicologia Geral e Experimental, com a professora Paula Uglione.

Sinopse:

Este livro é uma apresentação das teorias e sistemas da psicologia contemporânea articuladas numa visão de conjunto em que podem ser estabelecidas suas afinidades e incompatibilidades. O texto compõe-se de doze capítulos. O primeiro trata de como se formou o campo específico da psicologia. No segundo, mostra-se como este espaço foi ocupado por diferentes doutrinas cientificistas, românticas e pós-românticas. Os demais capítulos apresentam as matrizes do pensamento psicológico e as teorias de surgimento.

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=246147&sid=89613310312912541954819481&k5=1AC63FFA&uid=

Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o email no blog, envie um email para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – matrizes do pensamento psicológico", com nome e email. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

domingo, 12 de setembro de 2010

As palavras de Freud

A vencedora foi a Hevellyn Corrêa, parabéns!
O sorteio aconteceu no dia 22 de setembro.
Obrigada pela participação de todos, continuem tentando ;-)

O livro dessa semana é "As palavras de freud – o vocabulário freudiano e suas versões", do autor Paulo César de Souza. Editora Ática, 1999.

Este livro, originalmente tese de doutorado do autor, analisa os problemas teóricos da tradução de Freud e explicita a atitude por trás da edição das 'Obras completas'.

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22056390&sid=89613310312912541954819481&k5=1D9F99B4&uid=

“Há doze anos, uma tese de doutorado da USP anunciava uma relevante mudança na tradução da obra de Sigmund Freud no Brasil. E o mais interessante é que isso não partiu de um psicanalista, mas de um estudioso da literatura alemã. Trata-se do livro “As Palavras de Freud”, de Paulo César de Souza, que consiste em uma análise comparativa das diversas traduções dos livros de Sigmund Freud, principalmente da coleçãoStandard (inglesa) e da Œuvres Complètes (francesa). (...)”. Leia mais no blog Kanzler Melo Psicologia, através do link: http://kanzlermelo.wordpress.com/2010/04/22/resenha-as-palavras-de-freud/#comment-2853


Interessou-se pelo livro? Então comente, lembrando de colocar o nome completo, email e responder por que gostaria de ganhar o livro. Boa sorte!

Se não quiseres divulgar o email no blog, envie um email para psicologa@sabrinabillo.com.br com o assunto "blog – As palavras de Freud", com nome e email. Contudo, é imprescindível fazer o comentário com o nome completo no blog.

Psicanálise

Pessoal, vamos abrir um parêntese para um troca-troca?

O tema aqui é PSICANÁLISE!

Vamos interagir e escrever nos comentários dicas de filmes, livros, artigos (inclusive digitalizados, para buscarmos na internet e lermos no computador mesmo), vídeos do youtube???!!! Vale também contar experiências pessoais e pprofissionais relacionadas com o tema, indicar palestras, congressos etc.

Para incentivar a participação de todos doarei o livro “Dicionário crítico de psicanálise”, do Charles Rycroft, editado pela Imago Editora LTDA. Rio de Janeiro (1975). O livro tem 260 páginas. Eu só achei referência dele em inglês, através do link: http://br.gojaba.com/book/1719834/Dictionnaire-de-psychanalyse-um-point-de-vue-critique-RYCROFT-Charles

Quem fizer mais indicações/comentários sobre psicanálise nesse post e/ou sobre psicose no post http://eabininha.blogspot.com/2010/08/psicoses.html#comments ganha!

Ainda que não tenha interesse pelo livro, a participação é bem-vinda! :-)

Forte abraço!

Thaís, o livro é seu! Obrigada pelas participações e continuem participando...

Histórias e Memórias de Psicologia

Oi queridos!

Como semana passada não dei o "ar da graça" aqui no blog, venho agora com um livro extra!

Chama-se Histórias e Memórias de Psicologia, publicado pelo CRP 7 (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul).

O livro reúne os trabalhos premiados no concurso em comemoração aos 40 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. São ensaios, narrativas, memórias, crônicas, poemas, imagens de uma psicologia que nos seus 40 anos apresenta-se como a verdadeira autora de uma obra coletiva.

Da "orelha" do livro:

Sabemos que o tempo produz referências, resto de descontinuidade que marca uma dissimetria de lugares, que pode situar o sujeito. Queremos demarcar a comemoração dos 40 anos de regulamentação da Psicologia com a possibilidade de registrar nossas memórias - selecionadas a partir de um concurso instituído por este Conselho Regional de Psicologia, 7ª Região - dando forma à História que produzimos como profissionais e estudantes da área. Recuperar nossas experiências, nossos fazeres e saberes, nossas percepções e imagens, nossos afetos e relações. Discursos e significados a serem registrados para efetivar uma parada na aceleração da vida contemporânea. Narrativas, lembranças, poemas, imagens que podem configurar um tempo atualizado no reconhecimento de uma psicologia que nos seus 40 anos de atividade no país se propõe a apresentar-se como autêntica, autora dessa reunião de testemunhos, confissões e declarações de amor a uma prática. Compomos versões de nossos sentidos e experiências a serem reconfiguradas a cada leitura e a cada olhar.

Poético, não?

Pois a primeira pessoa que se interessar, postar um comentário e for seguidora do blog ganha o livro. Simples assim!

*Só lembre de colocar o nome completo e email no comentário.

**A imagem do livro é melhor que a apresentada, o problema aqui foi uma fotógrafa "desfocada" :-P